Receitas salgadas,  Ver todas as categorias

Nhoque de batata caseiro

O primeiro nhoque de batata caseiro a gente nunca esquece ❤️

Essa é mais uma receita da @ritalobo e não posso dizer que é uma “fácil” de fazer mas dedicando tempo e preparando com capricho (como tudo na vida né?) dá super certo sim.

Anota aí os ingrendientes + modo de preparo:

  • 1,5 kg de batata Asterix (8 unidades médias)
  • 2 gemas
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4 cm. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte 1 ½ colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, até ficarem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.

Escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande.

Quando a batata amassada amornar o suficiente para manusear, tempere com 2 colheres (chá) de sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo. Misture bem com as mãos.

Junte as gemas e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos, até dar o ponto de enrolar. Para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na mão, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver mais farinha na hora de modelar.

Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte duas assadeiras grandes (ou refratários) com óleo. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal.

Enquanto a água ferve, polvilhe a bancada e duas assadeiras com farinha. Para modelar os nhoques, com uma porção de massa, faça um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro; corte em nhoques de cerca de 2 cm cada. Transfira para as assadeiras polvilhadas e repita o procedimento com o restante da massa.

Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe todos os nhoques e sirva a seguir com o molho de sua preferência.

Minhas dicas: a receita diz que o tempo de preparo é de 1h30. Pois bem, levei pelo menos o dobro disso 😬

Então se essa também for a sua primeira vez faça em um dia que você tiver tempo, calma e paciência pra lidar com o que pode dar errado durante o preparo.

E aí vem a segunda dica reforçando o que a própria Rita Lobo alerta: use a farinha com cuidado. O nhoque pode ficar com gosto de farinha e a gente definitivamente não quer isso né?

Mas resumindo a minha primeira experiência com nhoque de batata caseiro: essa receita funciona sim, fica uma delícia e é mais uma daquelas que enche a gente de orgulho no final ❤️

Ah! A espátula de padeiro ajuda MUITO na hora de cortar a massa.

Criadora do Essa Receita Funciona, o projeto da minha vida onde escrevo, produzo e compartilho o que sai de mais gostoso da minha cozinha.