Almoço/janta,  Carne,  Ver todas as categorias

Fraldinha assada na cerveja

Prontos para um preparo longo que resulta em uma receita incrivelmente saborosa? Fraldinha assada na cerveja:

fraldinha assada na cerveja

MAS ANTES, UMA HISTÓRIA

Mas antes de passar pra vocês a receita em si, deixe-me contar um pouco sobre a experiência. Esse foi um preparo de algumas primeiras vezes: primeira vez que assei uma peça inteira de carne no forno, primeira vez que usei cerveja em uma receita, primeira vez que fiz uma marinada tão longa.

E o resultado ficou muito acima do que eu esperava: a suculência, o aroma, o sabor dessa carne foi algo que nunca tinha provado aqui em casa. Usar ingredientes que eu sequer imaginava colocar em uma receita até bem pouco tempo atrás – como o frango assado com açúcar mascavo e pimenta caiena da semana passada – está sendo a melhor parte do meu tempo na cozinha.

Mas pra colocar tudo isso em prática foi fundamental me programar.

A fraldinha deve ficar na marinada por no mínimo 2 horas ou, preferencialmente, de um dia para o outro. No meu caso, escolhi a segunda opção e então comecei essa receita no sábado para servir no almoço de domingo.

Mas fique tranquilo porque quando eu digo que esse preparo é longo não quero dizer trabalhoso tá? Pra fazer essa receita é fundamental se programar sim mas o tempo deve ser a sua única preocupação.

Corte, misture, tempere e leve para assar. Nada que a gente nunca tenha feito na cozinha – mas com um tempo diferente.

Se valeu a pena a espera? E como valeu! O sabor e a suculência dessa carne é simplesmente incrível. Levemente adocicada, macia, leve. Você precisa provar.

As únicas adaptações que fiz foi em relação a receita original foi trocar o tomilho pelo alecrim (que era o que eu tinha em casa) e diminuir as quantidades de cebola e pimentão, já que aqui em casa estamos em duas pessoas.

Agora sim: vamos para a receita?

INGREDIENTES

  • 1 peça de fraldinha (mais ou menos 1 kg)
  • 350 ml de cerveja escura
  • 1 cebola
  • 1 pimentão vermelho
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 2 ramos de alecrim
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

E COMO FAZ?

Primeiramente, faça a marinada, adicionando em uma tigela grande o alho, o extrato de tomate, o açúcar mascavo, o vinagre e a cerveja. Misture bem.

Depois faça cortes na gordura da carne (assim ela absorverá melhor todos os sabores) e coloque a fraldinha e os ramos de alecrim na tigela com a marinada. Cubra com o filme deixe na geladeira por no mínimo 2 horas (ou, melhor ainda, de um dia para o outro).

Logo após o descanso da marinada, preaqueça o forno a 200º C. Retire a fraldinha da geladeira e deixe escorrendo o excesso da marinada por alguns minutos enquanto o forno preaquece. Reserve a marinada, você pode usá-la novamente!

fraldinha assada na cerveja

Descasque e corte as cebolas e o pimentão (descarte as sementes). Disponha as cebolas em uma assadeira formando uma cama para a carne. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Coloque a carne sobre as cebolas, com a gordura para cima e tempere com sal, pimenta e regue com 1 colher (sopa) de azeite e espalhe com as mãos sobre toda a peça.

Adicione o pimentão cortado em tiras, os dentes de alho e os ramos de alecrim da marinada ao redor da fraldinha. Em seguida tempere os legumes com sal, pimenta e 1 colher (sopa) de azeite.

Então preencha a assadeira com o líquido da marinada, tomando cuidado para não colocar na carne. Por fim, leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até a carne ficar bem dourada, e os legumes macios.

Quando ficar pronta, deixe a carne descansar em temperatura ambiente por 10 minutos antes de fatiar. Dessa forma carne ficar mais suculenta.

Espero que esse post inspire todos vocês a se arriscarem na cozinha não só em ingredientes “novos” como também em preparos mais longos – tudo isso se programando muito bem para o seu tempo na cozinha ser sempre o melhor possível.

Curtiu essa receita? Então clique aqui e veja outros preparos com carne.

Siga a gente nas redes sociais: estamos no Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest.

Até o próximo post!

Criadora do Essa Receita Funciona, o projeto da minha vida onde escrevo, produzo e compartilho o que sai de mais gostoso da minha cozinha.