Não é receita mas também é legal,  Outras categorias,  Ver todas as categorias

A Casa do Porco – o que achamos do restaurante do chef Jeffim Rueda

Vocês conhecem o restaurante A Casa do Porco? Esse restaurante fica localizado no centro velho de São Paulo e é famoso por seus alimentos 100% produzidos na casa, sem conservantes ou aditivos químicos, dos pães aos embutidos. Nós fomos até lá provar o menu degustação e contamos toda a nossa experiência nesse post.

A Casa do Porco
Porco de cerâmica impressa em 3D que traz o maravilhoso torresmo de pancetta
com goiabada picante

A ESPERA

Devo começar dizendo que ir à Casa do Porco me fez quebrar uma regra que eu sempre sigo quando como fora de casa: nunca esperar mais do que 30 minutos para entrar em um restaurante. Tá cheio? Vou em outro. Não tem outro? Como em casa mesmo. E apesar de ter ido numa quarta-feira, em mês de férias (época que a cidade fica um pouquiiinho mais vazia), esperamos 1h40 por uma mesa. Tudo bem, estava ciente disso.

O restaurante não é muito grande e isso, claro, é um dos motivos da fila sempre gigantesca. Ou seja, é um lugar que você PRECISA estar na maior paz de espírito para ir, sem pressa e sem muita fome. Caso você esteja com pressa e muita fome, te digo: NÃO VÁ.

VOCÊ PODE DAR UMA VOLTA NA REGIÃO, MAS…

Você pode ir dar uma volta pela região enquanto espera a sua mesa (eles ligam pra você assim que ficar disponível) mas vamos combinar que andar pela República à noite não é lá algo muito seguro de se fazer. Então é melhor ficar por ali mesmo, tomando uma cerveja.

A Casa do Porco
Fachada da Casa do Porco, no centro velho de São Paulo

A COMPANHIA

Outra coisa que parece óbvia mas não é tanto assim: vá sozinho ou em boa (ótima) companhia porque além da espera do lado de fora, se você optar pelo menu degustação como foi o nosso caso, você irá passar um bom tempo lá dentro. Nós comemos e conversamos tranquilamente mas sem “enrolar” muito porque dependíamos do transporte público e ficamos duas horas lá dentro. Então uma companhia incrível é fundamental : )

E por falar em companhia, como eu disse anteriormente, A Casa do Porco não é muito grande. Tem o bar, tem mesas para quatro, seis pessoas, opções de mesas do lado de fora e também uma mesa grande no meio do restaurante para grupos maiores – ou para ser compartilhada, conceito que um tanto me incomoda. Porém, sortuda que sou, acabei ficando no canto do bar, com uma boa visão de todo o restaurante. Melhor lugar impossível para duas pessoas.

TÁ RENATA, E A COMIDA?

Mas vamos finalmente falar da comida? Eita, mulher, vamos! Como já adiantei, fomos lá decididos a pedir o menu degustação. Trata-se de 9 pratos por R$135,00 (salgado né? Vamos entrar nessa questão logo mais).

A Casa do Porco
Cardápio da Casa do Porco

1 – Pão caseiro, mortadela da casa e.. manteiga de porco?! ME VÊ 1KG, POR FAVOR.

2- O porco cru: aaaahh como eu estava doida pra experimentar esse tartar. Amei? Amei.

3 – Sushi de papada de porco? Sushi de papada de porco. Foi o prato que eu achei apenas ok.

4 – Beringela parmegiana super saborosa também.

5 – Panceta com goiabada: estava no segundo lugar do meu “top 3 de preciso provar isso pra ontem”. Estava macio, delicioso, picante. Gostei demais.

6 – Feijoada mexidinha: não curti essa versão de feijoada do chef (não lembro exatamente o que era esse molho verde mas lembro que não gostei rsrs)

7 – Churrasquinho de porco com uma farofa fininha: não tem erro

8 – O SanZé. Aaahh, o SanZé. Esse era o primeiro da minha lista e por ser o prato principal, claro, era o último. Ele é carro-chefe da casa, fica de 6h a 8h na brasa, e vem com alguns acompanhamentos (tartar de banana, salada de couve, farofa). Ele, só ele sozinho, já vai valer uma possível nova visita à Casa do Porco. A foto definitivamente não faz jus ao SanZé.

9 – O sorvete de queijo de cabra é delicioso e a pamonha idem, mas esse milho… hhhmm, deixa ele pra lá.

O fato é que não existia um prato ruim – ou era delicioso, diferentão ou ok. E o melhor (que também parece óbvio mas não é tanto assim): saímos de lá satisfeitos. Em outras palavras, de barriga cheia. Não precisa se espantar com o tamanho das porções, elas são deliciosamente suficientes mesmo!

A Casa do Porco
Esse é o lindíssimo e saboroso cuscuz de porco que vem logo na entrada

Se eu indicaria A Casa do Porco? Claro, é um lugar incrível. Quem puder, vá. Se pedir o menu degustação, vá de peito (e estômago) abertos.

Mas quando eu digo “quem puder, vá” me refiro também à questão financeira: R$332,00 (dois menus degustação, 2 cervejas Heineken e taxa de serviço) para duas pessoas definitivamente não é pra qualquer um – na verdade é para poucos mesmo, é só observar os frequentadores que a gente já percebe isso. E isso não é uma crítica, tá gente? Afinal, até onde eu sei, a ideia do restaurante nunca foi ser “acessível” mesmo. Então tá tudo certo.

Mas deixando a questão financeira de lado, no fim das contas, ir à Casa do Porco vale como uma (ótima) experiência mas exige toda uma disposição que eu não terei tão cedo de novo. Mas se um dia eu for lá novamente só terei olhos para um prato: o porco SanZé.

Serviço:

A Casa do Porco
Rua Araújo, nº 124
Centro – São Paulo/SP
+55 11 3258-2578
De seg a sab das 12h às 0h
dom das 12h às 17h
Não faz reservas

Siga o Essa receita Funciona nas redes sociais para conferir as nossas receitas e dicas de lugares para comer: estamos no Instagram, Twitter, Facebook, Pinterest e Youtube.

Clique aqui e veja outros posts relacionados (ou não) a comida 😉

Criadora do Essa Receita Funciona, o projeto da minha vida onde escrevo, produzo e compartilho o que sai de mais gostoso da minha cozinha.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.