Temperos caseiros

Açúcar baunilhado

Agora tenho um pote de açúcar baunilhado pra chamar de meu e se um dia fui triste eu nem lembro 💛Hoje é dia de receita ostentação (afinal, cada fava de baunilha custa em torno de 30 reais 🫠) que vai deixar as suas sobremesas ainda mais gostosas e perfumadas. Esse açúcar baunilhado (ou se preferir, açúcar com baunilha) é super fácil de fazer e eu já tô doida pra usar na nossa próxima receita de bolo. Aliás, já pode salvar esse post que esse açúcar vai aparecer bastaaaante nas nossas próximas receitas! Quer ver mais receitas com baunilha? Então você vai adorar esses posts: Então bóra aprender a fazer essa receita de açúcar baunilhado (vanilla sugar)? INGREDIENTES COMO FAZER AÇÚCAR BAUNILHADO Primeiramente corte a fava da baunilha ao meio no sentido do comprimento e, com as costas da faca (uma faca pequena), retire todas as sementinhas. Reserve. Então adicione o açúcar no processador (ou liquidificador) e adicione as sementes das baunilhas. Pulse até ficar bem incorporado. Em seguida despeje em um pote com tampa e mergulhe as favas da baunilha no açúcar (corte ao meio para caber, se necessário).  Assim como no extrato caseiro de baunilha, pra ficar bem saboroso deixe o açúcar nessa infusão por pelo menos 2 semanas. Use em seguida normalmente nas suas sobremesas! COMO ARMAZENAR O AÇÚCAR BAUNILHADO? Armazene seu açúcar com baunilha em um pote de vidro limpo e seco e longe do sol e calor. Quanto mais tempo ficar em infusão com a baunilha, mais perfumado e gostoso ficará o seu açúcar. COMO USAR AÇÚCAR BAUNILHADO NAS SOBREMESAS? Use seu açúcar baunilhado normalmente nas receitas mas lembre-se: se a receita já levar extrato de baunilha, dispense o uso desse açúcar ou use metade de açúcar comum. Gostou desse açúcar com baunilha? Então clique aqui para ver mais temperos caseiros e aqui para ver todas as nossas receitas doces. Clique aqui e veja também muitas opções de receitas para o seu almoço e jantar. Você já segue o Essa Receita Funciona nas redes sociais? Então acompanhe os nossos perfis para ficar por dentro de todas as receitas: estamos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Pinterest. Bom apetite!

Tempero caseiro de alho e cebola

Começando a semana descomplicando as coisas na cozinha: hoje é dia de tempero caseiro de alho e cebola! Pra temperar o arroz, a carne, o recheio da torta: esse temperinho caseiro é feito no liquidificador e, com duas pessoas em casa, dura uns 2 meses bem guardadinho na geladeira. É só pegar uma colherada de tempero e usar na sua receita normalmente. É aquela dica pra você largar de vez o tempero industrializado e ainda poupar um bom tempo no seu dia a dia. Quer ver mais receitas de tempero caseiro? Então você vai adorar esses posts: Então bóra aprender a fazer esse tempero de cebola e alho no liquidificador? INGREDIENTES COMO FAZER TEMPERO CASEIRO DE ALHO E CEBOLA Primeiramente descasque o alho e tem dica pra deixar essa etapa mais fácil: deixe os dentes de alho de molho na água por 30 minutos. A casca vai sair SUPER FÁCIL. Sério. Então descasque e corte as cebolas pra facilitar na hora de bater os ingredientes. Agora é só colocar os dentes de alho e as cebolas descascadas no liquidificador com o sal e o óleo e bater bem. Por fim guarde em um pote de vidro esterilizado na geladeira e use sempre que quiser – essa receita rende em torno de 500g de tempero caseiro. Gostou dessa receita de tempero caseiro de alho e cebola? Então clique aqui para ver mais temperos caseiros. Clique aqui e veja também muitas opções de receitas para o seu almoço e jantar. Você já segue o Essa Receita Funciona nas redes sociais? Então acompanhe os nossos perfis para ficar por dentro de todas as receitas: estamos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Pinterest. Bom apetite!

Como fazer dry rub

O dia das mães é no próximo domingo e se você tá pensando em fazer um churrasco ou assar uma costela bem saborosa então esse post ensinando como fazer dry rub é pra você. A nossa receita do dia é dry rub, uma mistura de temperos secos estilo americano muito usado para temperar carnes de churrasco e assados em geral.  Esse mix de temperos traz muito sabor (a combinação de doce + apimentado é maravilhosa) e pode ser adaptado de acordo com o seu gosto – adora cominho? Então pode caprichar. Quer deixar mais apimentado? Opa, arrasa na pimenta caiena. O preparo é muito fácil e você pode dobrar a quantidade de ingredientes e deixar armazenado em pote limpo e seco para usar sempre que quiser. Quer ver mais receitas de tempero caseiro? Então você vai adorar esses posts: Então bóra aprender a fazer dry rub, tempero para churrasco e assados? INGREDIENTES COMO FAZER DRY RUB, TEMPERO PARA CHURRASCO E ASSADOS Super simples: em uma tigela, misture bem a páprica doce, o alho em pó, a cebola em pó, a pimenta caiena, o orégano, o cominho e o sal. Coloque um fio de azeite na carne e espalhe bem o tempero seco dos dois lados. Leve para assar de acordo com o modo de preparo e pronto! Seu churrasco ou carne assada no forno ficará muito mais saboroso temperado com dry rub. Gostou dessa de dry rub? Então clique aqui para ver mais temperos caseiros. Veja também essa receita de costelinha assada com molho barbecue temperada com esse dry rub. Você já segue o Essa Receita Funciona nas redes sociais? Então acompanhe os nossos perfis para ficar por dentro de todas as receitas: estamos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Pinterest. Bom apetite!

Como fazer farinha de coco caseira

No último post eu te ensinei a fazer leite de coco e hoje é dia de aproveitar a polpa e te ensinar como fazer farinha de coco caseira! Bolos, panquecas, muffins, doces: dá pra fazer muita receita com essa farinha de coco além de ser uma forma de aproveitar 100% do coco fresco. Ou seja, só vantagem 😌 Que ver mais receitas com coco? Então você vai adorar esses posts: Então bóra aprender a fazer farinha de coco? INGREDIENTES: COMO FAZER FARINHA DE COCO Primeiramente, abra o coco, tire a polpa e corte em pedaços pequenos. Ou, mais fácil ainda, compre o coco fresco já ralado na feira. Coloque no liquidificador o coco e a água e bata até virar uma mistura homogênea, em torno de 5 minutos. Uma dica: se o seu liquidificador começar a esquentar, desligue por 1 minutinho e volte a bater. Essa é uma forma de não sobrecarregar o motor do aparelho. Forre um pano de prato limpo e seco em uma tigela grande e despeje a mistura.  Então feche o pano formando uma trouxinha e esprema bem com as mãos para extrair todo o líquido, o máximo que conseguir – esse líquido, como falamos no último post, é o leite de coco caseiro! Agora é hora de fazer a farinha de coco: coloque a polpa que sobrou no pano em uma forma e leve ao forno preaquecido a 50°C por 45 minutos ou até que não reste umidade na polpa. Mexa de vez em quando. Por fim, espere esfriar, coloque a polpa seca em um multiprocessador e bata até formar uma farinha fina. E é isso, sua farinha de coco caseira tá pronta! Gostou dessa receita de farinha de coco caseira? Então clique aqui para ver mais opções temperos caseiros e aqui pra se inspirar com as nossas receitas doces. Você já segue o Essa Receita Funciona nas redes sociais? Então acompanhe os nossos perfis para ficar por dentro de todas as receitas: estamos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Pinterest. Beijos e até o próximo post!

Como fazer leite de coco caseiro

Essa é a semana do coco aqui no Essa Receita Funciona e hoje vou te ensinar como fazer leite de coco caseiro! Eu amo coco, vocês já sabem né? E por incrível que pareça eu nunca tinha feito a versão caseira do leite de coco. O preparo é bem fácil e mais prático ainda se você comprar o coco fresco já ralado na feira – eu comprei o coco inteiro e tive que abrir, tirar da casca e tudo mais. Mas valeu a pena o ~trabalho~ porque leite de coco caseiro é outra coisa. Quer ver mais receitinhas caseiras? Então você vai adorar esse post: Então bóra aprender a fazer leite vegetal de coco? INGREDIENTES COMO FAZER LEITE DE COCO CASEIRO Primeiramente, abra o coco, tire a polpa e corte em pedaços pequenos. Ou, mais fácil ainda, compre o coco fresco já ralado na feira. Em seguida coloque no liquidificador o coco e a água e bata até virar uma mistura homogênea, em torno de 5 minutos. Uma dica: se o seu liquidificador começar a esquentar, desligue por 1 minutinho e volte a bater. Essa é uma forma de não sobrecarregar o motor do aparelho. Então forre um pano de prato limpo e seco em uma tigela grande e despeje a mistura.  Feche o pano formando uma trouxinha e esprema bem com as mãos para extrair todo o leite, o máximo que conseguir.  E é só isso, seu leite de coco caseiro está pronto! Ele pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias. E ó, pode guardar a polpa que sobrou no pano: no próximo post vou te ensinar a fazer farinha de coco caseira. Gostou dessa receita de leite de coco caseiro? Então clique aqui para ver mais opções temperos caseiros e aqui pra se inspirar com as nossas receitas doces. Você já segue o Essa Receita Funciona nas redes sociais? Então acompanhe os nossos perfis para ficar por dentro de todas as receitas: estamos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Pinterest. Beijos e até o próximo post!

Azeite aromatizado com tomilho e limão

Quer deixar a salada, a torrada ou bife do dia a dia mais saboroso de um jeito bem simples? Esse azeite aromatizado com tomilho e limão é uma ótima sugestão. O preparo é super fácil e essa receita que é tão simples consegue mudar a cara dos pratos. Pode salvar esse post que essa dica você vai usar demais! Quer ver mais sugestões de temperos caseiros para o dia a dia? Então você vai adorar esses posts: Então bóra aprender a fazer essa receita de azeite temperado? INGREDIENTES COMO FAZER AZEITE AROMATIZADO COM TOMILHO E LIMÃO Primeiro passo super importante nessa receita: lave e seque muito bem o tomilho e a casca do limão. Então debulhe as folhas do ramo de tomilho e tire as raspas do limão siciliano. Em seguida coloque em um pilão com 1 colher de sopa de azeite e macere bem. Coloque em um pote de vidro esterilizado e reserve. Despeje o restante do azeite em uma panela pequena e aqueça em fogo baixo. O azeite deve ficar apenas morno. Por fim regue o azeite morno na tigela de vidro com o tomilho + raspas de limão macerado. Deixe esfriar completamente antes de tampar ou usar. Guarde na geladeira e consuma em até 1 semana. Gostou dessa receita azeite aromatizado? Então clique aqui para ver todas as receitas de molhos e pastas que já testamos e aqui para ver mais temperos caseiros. Quer ver mais uma opção de azeite aromatizado? Então você vai adorar essa opção com alecrim. Você já segue o Essa Receita Funciona nas redes sociais? Então acompanhe os nossos perfis para ficar por dentro de todas as receitas: estamos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Pinterest. Bom apetite!

Como fazer essência de panetone

Já pode salvar esse post que ele será fundamental para a nossa próxima receita de Natal! Passando aqui nessa tarde de sábado pra te ensinar a fazer essa receita de essência de panetone, uma versão caseira, totalmente natural e super fácil de fazer. Essa misturinha de especiarias leva baunilha, laranja, canela, cravo e noz-moscada (ó ela aqui de novo!), os sabores que fazem a massa do panetone (ou chocotone) ser tãão gostosa e especial. Quer ver mais receitas para a sua ceia de Natal? Então você vai adorar esses posts: Então bóra aprender a fazer essência de panetone natural? INGREDIENTES COMO FAZER ESSÊNCIA DE PANETONE Primeiramente coloque todos os ingredientes em uma panela de preferência pequena. Então misture bem e leve ao fogo baixo. Mexa sempre e deixe reduzir bastante até ficar bem concentrado, quase uma geleia mais líquida – é bem rápido, tá gente? Então não saia de perto do fogão pra não correr o risco de queimar! Espere esfriar, descarte os cravos e a canela e guarde em um pote esterilizado que feche bem e consuma em até 6 meses. COMO USAR ESSÊNCIA DE PANETONE? Com essa receita de essência caseira de panetone você consegue preparar tranquilamente até 2kg de panetone ou chocotone. Use uma colher de sopa para cada quilo – mas, claro, fique à vontade para adicionar mais ou menos na sua receita de acordo com o seu gosto. Gostou dessa receita essência de panetone? Então clique aqui para ver todas as receitas de bolos e cupcakes que já testamos. Você já segue o Essa Receita Funciona nas redes sociais? Então acompanhe os nossos perfis para ficar por dentro de todas as receitas: estamos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Pinterest. Até o próximo post!

Manteiga de bacon

Sextou com uma receita que já passou por aqui antes mas que merece um post só pra ela: manteiga de bacon! Uma boa manteiga temperada pode mudar a cara de uma receita e essa aqui, além do bacon, tem alho e alecrim entre os ingredientes – nem preciso falar a delícia que isso fica, né? Quer algumas sugestões de receitas pra você usar essa delícia? Então veja também esses 3 posts: Então bóra aprender a fazer essa deliciosa manteiga temperada com bacon? INGREDIENTES COMO FAZER MANTEIGA DE BACON Primeiramente frite o bacon em fogo baixo até ficar bem sequinho e crocante. Espere esfriar e corte pique em pedaços pequenos. Se preferir, você pode fazer essa etapa no forno ou no microondas. Em seguida lave e seque o ramo de alecrim e pique o alho. Em uma tigela misture a manteiga (que deve estar em ponto pomada), o bacon picado, o alho, as folhas de alecrim e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem. Sirva em seguida da forma que preferir: na carne, na batata, na torrada, na panqueca. Essa manteiga fica maravilhosa em tudo! Bom apetite e uma ótima sexta-feira! Gostou dessa receita de manteiga temperada? Então clique aqui para ver todas as receitas de molhos e pastas que já testamos e aqui para ver mais temperos caseiros. Quer uma sugestão especial? Então sirva essa manteiga com bacon com esse delicioso milho cozido! A receita também é super fácil. Você já segue o Essa Receita Funciona nas redes sociais? Então acompanhe os nossos perfis para ficar por dentro de todas as receitas: estamos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Pinterest. Bom apetite!

Rolar para o topo