Nossa primeira trufa de chocolate meio amargo
A primeira trufa de chocolate a gente nunca esquece 🍫🍬 confira a nossa primeira trufa de chocolate meio amargo
O tema hoje por aqui é chocolate. E gente, que sucesso essas trufas fizeram! E foi a nossa primeira trufa de chocolate meio amargo 🙂
⠀
Essa receita é do livro Panelinha, escrito pela Rita Lobo (e presentaço da minha amiga @oliveira_tamara 💛).
⠀
Bom, tenho que dizer que rolaram algumas adaptações e no meio do caminho quaaase deu errado – mas no fim deu tudo certo haha
⠀
Tá tudo explicadinho nas fotos (tanto a versão original da receita quanto as mudanças que fiz) mas qualquer dúvida é só deixar nos comentários, tá?
A parte mais legal de ter feito essas trufas (na verdade é algo que tenho percebido desde que comecei a fazer receitas diferentes do meu dia a dia) é que não há regras, certo ou errado quando estamos na nossa própria cozinha.
⠀
Tudo bem não ter um ingrediente, fazer adaptações, mudar o rumo da receita no meio do caminho.
⠀
O que importa é o sabor e o prazer de ter feito uma delícia dessas em casa (e ainda deixar as pessoas que a gente ama bem felizes ❤️)
⠀
Espero que gostem!
Anotem os ingredientes e o modo de preparo.
INGREDIENTES
- 1 kg de chocolate meio amargo
- ½ lata de creme de leite sem soro
- 100 g / ½ tablete de manteiga
- *3 colheres (sopa) de conhaque
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
MODO DE PREPARO
Primeiramente, com uma faca afiada, pique o chocolate meio amargo e separe-o em duas partes iguais. Derreta uma parte em banho-maria e a outra reserve.
Para derreter em banho-maria: leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio e quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe uma tigela com chocolate sobre a panela (pode ser uma tigela de vidro ou inox).
Importante: a água não deve encostar no fundo da tigela, pois apenas o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela.
Junte o creme de leite e misture bem. Em seguida adicione a manteiga (que deve estar em temperatura ambiente). É nessa hora também que se adiciona o conhaque, mas como eu não usei, pulei essa parte.
Em seguida misture muito bem e leve à geladeira para descansar por 24 horas.
Ao tirar da geladeira, vimos que o nosso chocolate não estava na textura certa para moldar, ficou um pouco duro demais. A boa notícia é que era só na superfície mesmo.
Se isso acontecer com você também, basta deixar em temperatura ambiente até você conseguir, com ajuda de uma colher, fazer bolinhas.
A receita original pede para levar as bolinhas à geladeira e deixar por 1 hora.
Em seguida pede para derreter o chocolate restante e mergulhar as bolinhas no chocolate derretido, retirando-as com um garfo.
Quando o chocolate ficar firme, é hora de “empanar” as bolinhas no chocolate em pó.
Por fim, cobrir com papel filme e leve para gelar por mais 1 hora.
MAS…
As trufas ficaram tão macias assim que moldamos as bolinhas que dispensamos o “mergulho” no chocolate derretido. Então pulamos direto para a etapa do chocolate em pó: empanamos e levamos à geladeira por mais 1 hora.
E ficou muito, mas assim, MUITO gostoso!
Tem dica?
Tem sim: use bons ingredientes e não tenha medo de fazer adaptações ou mudanças de última hora – quando o assunto é a nossa própria cozinha não há regras 🙂
Gostou dessa receita? Então clique aqui para ver todas as receitas com chocolate que já fizemos.
Você já segue o Essa Receita Funciona nas redes sociais? Então acompanhe os nossos perfis para ver todos os spoilers que soltamos por lá: estamos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Pinterest.
Até o próximo post!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Renata Quirino
Criadora do Essa Receita Funciona, o projeto da minha vida onde escrevo, produzo e compartilho o que sai de mais gostoso da minha cozinha.
3 Comentários
Pingback:
Pingback:
Pingback: