Extratos culinários caseiros
O dia que realizei o sonho de ter os meus próprios extratos culinários caseiros <3
Vamos começar o o post extrato de baunilha, a saga!
Depois de muito postergar resolvi finalmente começar o projeto “um extrato culinário pra chamar de meu”. Um não, na verdade três: baunilha, laranja e café.
Mas vamos começar do começo: você sabe o que é extrato? Eu te explico: o extrato culinário serve para aromatizar receitas (geralmente doces como bolos, biscoitos, brigadeiros, sorvetes) e pode ser feito a partir de plantas, especiarias e frutas cítricas.
A base é feita através da infusão desses ingredientes em algum tipo de destilado (como vodka, rum ou cachaça) em um recipiente fechado e bem armazenado durante alguns meses para atingir o aroma perfeito.
⠀
A ideia inicial era comprar vodka em miniatura e fazer apenas o extrato de baunilha mas decidi comprar a garrafa de 1 litro e preparar os 3 sabores depois de me inspirar em uma receita de cookie da talentosíssima @cozinhadestemida que levava extrato de café e também em uma outra receita que vi no Pinterest que tinha extrato de laranja (bom, e ainda vou arriscar uns drinks com o que sobrar).
⠀
Quem vem comigo nesse projeto?
Preciso dizer que paciência é a palavra principal nesse projeto (e na vida também né).
Os extratos naturais precisam de 6 meses de infusão na vodka para ficarem prontos, para “pegarem sabor”. Em 2 meses eles já podem ser consumidos mas é em 6 meses que eles chegam ao ápice do sabor – e olha, eu não vejo a hora!
Mas chega de enrolação: bóra aprender a fazer extrato caseiro de baunilha (escorreu até uma lágrima de emoção aqui), café e laranja:
EXTRATO DE BAUNILHA
- 3 favas de baunilha
- 230ml de vodka
Corte as favas no sentido do comprimento e deslize as costas da faca na superfície de cada metade para tirar as sementinhas.
Coloque as favas e as sementinhas no potinho com a vodka, feche bem e chacoalhe bastante.
EXTRATO DE LARANJA
- Raspas de 1 laranja
- 230ml de vodka
Tire raspas grossas da laranja mas com cuidado para não vir a parte branca junto porque ela amarga.
Coloque-as no potinho com a vodka, feche bem e chacoalhe bastante.
EXTRATO DE CAFÉ
- 3 colheres de sopa de café em grãos
- 230ml de vodka
Moa levemente os grãos de café coloque-os no potinho com a vodka.
Em seguida feche bem e chacoalhe bastante.
Sobre a baunilha
A baunilha é uma especiaria cara (eu diria caríssima) e difícil de encontrar. Aqui em São Paulo só encontrei no Mercado Municipal e custou 25 reais cada uma. Vale o investimento? Vale muito! As sementinhas da baunilha é uma das coisas mais lindas e perfumadas que já vi. Mas é exatamente isso: um investimento.
Esterilizar os potinhos
Escolheu um potinho que fecha bem para armazenar seus extratos? O próximo passo é esterilizar o recipiente. Existe várias técnicas para isso (panela, forno, microondas). Pesquise a que for mais fácil pra você mas não pule essa etapa!
Por que vodka?
Por fim, por que a vodka? A é a bebida mais indicada para esse preparo porque tem, tecnicamente falando, um sabor neutro e ainda os 40% de teor alcoólico necessários para fazer extrato culinário
Ah! Importante: os extratos devem ser armazenados em um local escuro e fresco e de vez em quando você deve dar uma chacoalhada pra misturar os ingredientes na vodka.
⠀
Até daqui a 6 meses, extratos caseiros 👋🏼 ⠀
Gostou dessa receita de extratos culinários caseiros? Então fique de olho aqui no blog que postaremos muitas receitas doces com esses extratos.
Siga o Essa receita Funciona nas redes sociais: estamos no Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Renata Quirino
Criadora do Essa Receita Funciona, o projeto da minha vida onde escrevo, produzo e compartilho o que sai de mais gostoso da minha cozinha.
5 Comentários
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: