Caldo de legumes caseiro

Hoje é dia de aprender a fazer o seu próprio caldo de legumes caseiro e eu não poderia estar mais feliz com esse post!

Preciso contar uma história antes de falar sobre essa receita: aqui em casa nunca fomos adeptas a alimentos industrializados e isso inclui aquele caldo em tablete que as pessoas geralmente usam para dar sabor aos alimentos.
Por outro lado também nunca fizemos a versão caseira. Alho, cebola e azeite sempre eram suficientes para nós (sem contar não somos lá muito fã de legumes né).
Pois então, essa era a nossa opinião até ontem. Fazia tempo que eu queria fazer esse caldo de legumes porque várias receitas que eu quero testar tem ele na lista de ingredientes. Bom, chegou a hora.
E eu já posso dizer que essa receita entrou para a lista de “como eu nunca tinha feito isso na minha vida?”. Eu usei ontem mesmo e fiquei maravilhada com a diferença que ele fez na receita.
“Mas Renata, que que eu vou fazer com esse monte de caldo de legumes, meu deus?” Fica tranquilo porque dá pra congelar e consumir em até 3 meses.
Então chega de conversa e bóra pra receita!

INGREDIENTES
- 1 cebola
- 2 cenouras
- 2 talos de salsão (e as folhas de um deles)
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 5 grãos de pimenta do reino
- 1,5 litro de água
- 1 colher de sopa de azeite
MODO DE PREPARO
Primeiramente lave bem os legumes e descasque a cebola e a cenoura.
Em seguida corte a cebola em 4 partes, a cenoura em rodelas, os talos do salsão em alguns pedaços e amassando levemente os dentes de alho – eles vão para a panela com casca e tudo.
Coloque um fio de azeite em uma panela grande e leve esses ingredientes para refogar – mas cuidado para não queimar, isso pode acabar amargando o caldo. Então dique de olho no fogo!

Agora adicione a água, as folhas do salsão, as folhas de louro e a pimenta do reino em grãos. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 45 minutos.
Após esse tempo, retire do fogo e passe o caldo de legumes por um coador – de preferência bem fininho. Cuidado ao manusear a panela!

Você tem duas opções de armazenamento caso não for consumir na hora todo o seu caldo de legumes caseiro: você pode colocá-lo em potes de vidro e deixar na geladeira por até 5 dias ou então colocar em forminhas de gelo, levar para o congelador e consumir em até 3 meses.
Salve essa receita, prepare o seu caldo de legumes caseiro e acompanhe o nosso instagram porque teremos muitas receitas com ele nos próximos posts.
Quer ver mais receitas com legumes e verduras? Então confira a nossa saga dos vegetais clicando aqui.
Uma ótima semana para nós!
