Massa de pastel caseira
A gente adora pastel e não víamos a hora de preparar uma massa 100% caseira pela primeira vez. Essa receita fácil, fácil é da Rita Lobo e entre os ingredientes tem uma bebida bem tradicional no Brasil: a cachaça.
Usar bebida alcoólica nos alimentos é um mundo completamente novo pra mim – e gente, faz diferença MESMO!
Nesse caso a função é dar crocância ao pastel e realmente dá: até mesmo na primeira leva, onde a massa ficou mais grossa dava pra sentir a crocância. Já quero usar essa cachaça em um monte de receitas sim ou claro? 💁🏻♀️
Aliás, por falar na espessura do pastel, a dica é: abra beeeem a massa, bote os bracinhos para trabalhar mesmo. O ideal é que a massa fique fininha, igual aquelas que a gente compra pronta no supermercado. Dá trabalho mas não é muito não. Esse foi um erro de principiante que dá pra você evitar.
Anote a receita:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo
- ¼ de xícara (chá) de água
- 1 ½ colher (sopa) de óleo
- 2 ½ colheres (sopa) de cachaça
- 1 colher (chá) de sal
- farinha de trigo a gosto para polvilhar a bancada
Modo de preparo:
- Numa tigela grande misture a farinha de trigo com o sal. Numa tigela pequena, quebre o ovo e bata com o garfo para misturar a clara com a gema.
- Abra um buraco no centro da farinha e junte o ovo, a água, o óleo e a cachaça. Com um garfo, comece misturando os ingredientes líquidos à farinha, com movimentos do centro para fora. Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, comece a misturar a massa com as mãos para incorporar bem os ingredientes – de início a massa parece um pouco seca, mas é assim mesmo. Amasse bem até que a mistura fique lisa e macia.
- Com uma faca, corte a massa ao meio para ficar mais fácil de abrir – mantenha a metade que não for aberta embalada num plástico para não ressecar.
- Transfira a outra metade da massa para a bancada levemente enfarinhada – é bem pouca farinha mesmo, como vai óleo na receita, ela gruda pouco. Com o rolo de macarrão abra a massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm e 2 mm de espessura. Enquanto abre a massa, vá girando e virando, para que ela não grude na bancada.
- Corte ao meio um saquinho próprio para alimentos e cubra a massa aberta. Enrole a massa sobre ela mesma, formando um rocambole – este truque, usado pelas pastelarias, evita que a massa grude nela mesma. Embale esse rolinho com outro saco, feche e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas. O descanso da massa é essencial para que os pastéis não abram na hora de fritar. Repita com a outra metade da massa
Tem dica?
Tem sim: minha primeira leva de pastéis ficaram com a massa bem grossinha e não fritou corretamente. Então bóra botar o rolo (e os braços) pra trabalhar e abrir beeem a massa, deixando-a bem fininha!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Renata Quirino
Criadora do Essa Receita Funciona, o projeto da minha vida onde escrevo, produzo e compartilho o que sai de mais gostoso da minha cozinha.